Porquê 'gordofobia' nunca foi uma piada?

06 janeiro 2018

Alexandra Gurgel

Nesse último mês do ano de 2017, a internet me mobilizou e entrou em debates e discussões sobre a gordofobia. Tudo teve origem no comentário preconceituoso do humorista Danilo Gentili no twitter, que usou a imagem da jornalista e youtuber Alexandra Gurgel, ativista do movimento contra a gordofobia, para supostamente fazer uma "piadinha" direcionada a pessoas gordas. 

Muito ódio começou a ser destribuido por causa desse acontecimento e argumentos ridículos foram criados tentando justificar a atitude do Danilo e de outros milhões gordofóbicos, e de que como esse movimento contra a gordofobia "prejudica a saúde" das pessoas. 

Sinceramente, não fiquei muito surpresa quando vi o tweet do Danilo, afinal, ele tem  fama de ser um humorista que desrespeita todo mundo e não se importa nada com isso, o que me surpreendeu mais foi a atitude da maior parte do público. Algumas pessoas ficaram totalmente chocadas por que nunca imaginaram que poderia existir alguma coisa chamada 'gordofobia'.



Esse é exatamente o ponto mais interessante, milhões de pessoas fazem todos os dias pelo menos uma piada com o objetivo de ridicularizar alguém gordo, e essas piadas, muitas vezes são vistas até como brincadeiras amigáveis, mas acreditem ou não, 90% dos alvos das piadas se sentem incomodados e envergonhados e muitos chegam a planejar o próprio suicídio ou se mutilam por não fazerem parte dos padrões que lhes são impostos.

Um dos argumentos mais utilizados contra o movimento "#gordofobianãoépiada", é: "gordos não são saudáveis, não me preocupo com a aparência, apenas com a saúde dela". Francamente humanos... Se essas pessoas vissem uma mulher magra e "padronizada" comendo uma bandeja cheia de frituras, refrigerante e doces num restaurante, iriam ficar preocupados com a sua "saúde" ou iriam a admirar por comer tudo e ainda ser "magra e linda"? Acredito que a segunda opção é bem mais provável. Além disso, ser gordo não se limita a comer muito, a saúde uma pessoa envolve muito mais que isso.

A gordofobia nunca foi e nem será uma piada, o movimento contra essa violência está ganhando muita força agora, mas isso não significa que o preconceito não existia antes, significa apenas que os alvos pararam de rir e fingir que não se importam, e começaram a responder a violência a altura.

E você que está lendo esse post e por acaso se reconhece como uma pessoa gordofóbica que quer aprender a respeitar mais os outros, a comunidade está aberta para te ajudar, se não, por favor, não contribua com mais ódio e violência, apenas fique no seu lugar com as suas próprias opiniões. Se você está sendo alvo de gordofobia, por favor, procure ajuda, com os seus amigos de verdade, família, ou até nas redes sociais, tenho certeza de que vai encontrar apoio. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário